Radcliffe-Brown
Esta importação inadequada da explicação tem ocorrido no uso da
analogia biológica, que está relacionada a dois conceitos centrais do
funcionalismo: "sempre que encontramos os termos "estrutura" e
"função" na sociologia, podemos estar certos de que o autor tem em
mente alguma concepção da sociedade como um organismo" (REX, 1973, p.79).
Para um dos maiores autores funcionalista, Radcliffe-Brown,
"a estrutura social só é capaz de ser observada "em
funcionamento"... a estrutura deve ser definida em termos de atividades e
do efeito destas sobre as unidades... mas ele não diz que essas atividades têm
o efeito de manter um padrão de relações sociais ou uma estrutura social. Diz
que elas tem essa "função"" (REX, 1973, p.82-3-4-).
Mas o têrmo "função" não tem apenas o significado de efeito,
ele também traduz uma compreensão teleológica. Embora na estrutura biológica a
"função" no sentido de efeito se confunda com a "função" no
sentido de propósito, isto não é verdade para a estrutura social.
Malinowski e Radcliffe-Brown, dois importantes expoentes da
Antropologia Social Britânica, tinham muitas similitudes mas também muitas
divergências em seu pensamento. Enquanto Malinowski enfatizava a cultura, Radcliffe-Brown tinha
como preocupação fundamental o social.
Segundo Radcliffe-Brown a manutenção da estrutura social era
o ponto de convergência, o sentido e função das diferentes instituições,
pequenas engrenagens que permitiram o perfeito funcionamento do todo. A
estrutura social não para ele uma abstração, mas a soma total das relações
sociais de todos os indivíduos em um momento dado do tempo, sendo possível
observá-la como uma realidade. A continuidade estrutural, assim, seria mantida
através do jogo de relações de suas unidades componentes. Todos os costumes e
crenças de uma sociedade desempenhariam um papel determinado na vida social da
comunidade, tal qual os órgãos do corpo vivo desempenham alguma função na vida
geral do organismo.
A família e as relações nela contidas teriam assim, para Radcliffe-Brown,
esse caráter funcional, só existindo em direção ao fim de permitir a
continuidade da estrutura social. Sua função, assim, é a evitação do conflito,
permitindo o ajustamento mútuo dos interesses dos membros da sociedade. Esse
ajustamento, entretanto, exige um regulamento dos comportamentos: é onde a
cultura intervém, sendo criada para manutenção e funcionamento da estrutura e
da forma social
Radcliffe-Brown, Alfred Reginald 1881-1955
Antropólogo britânico. Estuda em Cambridge, aluno de W. H. R. Rivers.
Faz um trabalho de campo nas Ilhas Andaman (1906-1908) e na Austrália Ocidental
(1910-1912). Preceptor do rei de Tonga em 1916. Professor de antropologia
social na Cidade do Cabo (1920-1925), Sydney (1925-1931), Chicago (1931-1937),
Oxford (1937-1946) e São Paulo, aqui em 1942-1944. Influenciado por Durkheim,
está na origem do estrutural-funcionalismo structural-functional analysis).
Define a função como o papel desempenhado por qualquer actividade na vida
social total e, por conseguinte, na contribuição que dá a manutenção da
permanência estrutural, da perenização das estruturas empiricamente
verificáveis. A função surge como a contribuição dada por um determinado
elemento para a manutenção da estrutura; o sistema é entendido como mera unidade
funcional; e a estrutura, concebida como um simples acordo entre pessoas
que têm entre si relações institucionalmente controladas e definidas. E da soma
da ideia de sistema com a ideia de estrutura é que resulta a ideia de processo
da vida social que, em si mesmo, consiste num imenso número de acções
e interacções de seres humanos agindo como indivíduos ou em combinações ou
grupos (... ) Os componentes ou unidades da estrutura social são
pessoas, e uma pessoa é um ser humano, considerado não como um organismo, mas
ocupando uma posição na strutura social.
Funcional estruturalismo
a teoria que utiliza o funcionalismo como mero paradigma formal
que se propõe encarar os objectos sociais a partir das relações de contribuição
que os ligam entre si e elaborar, nesta base, um certo número de propostas
explicativas que não são vistas como necessárias nem exaustivas.
Já para A. R. Radcliffe-Brown, a função surge como o papel
desempenhado na vida social total, a contribuição dada por um determinado
elemento para a manutenção da estrutura. O sistema é entendido como mera unidade
funcional e a estrutura, concebida como um simples acordo entre
pessoas que têm entre si relações institucionalmente controladas e definidas [1][11]. E da soma da ideia de sistema com a
ideia de estrutura é que resulta a ideia de processo da vida social que, em
si mesmo, consiste num imenso número de acções e interacções de seres humanos
agindo como indivíduos ou em combinações ou grupos (...) Os
componentes ou unidades da estrutura social são pessoas, e uma pessoa é um ser
humano, considerado não como um organismo, mas ocupando uma posição na
estrutura social [2][12].
Um comentário:
oBRIGADA, ME AJUDOU MUITO
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