quinta-feira, 16 de abril de 2015

sub áreas da Sociologia

sub áreas da Sociologia

A primeira estuda a produção do conhecimento e a segunda como ela está sendo passada e entendida pelas pessoas, respectivamente. Seguindo a mesma linha de raciocínio, a Sociologia da Ciência percebe a influência dos fatores externos na evolução da ciência e sua disseminação. Este é um campo muito importante de estudo, tanto para os profissionais do ramo, quanto para os leigos, pelo fato estimular o pensamento em tudo o que rodeia o ser humano e na capacidade de persuasão de algumas pessoas e produtos que estão em jogo. Bem como a Sociologia das Histórias em Quadrinhos, que auxilia no entendimento dos efeitos causados pelos mesmos e, também, os valores culturais que cada um carrega consigo.
Já no lado interior, contamos com a Sociologia da Emoção, para tornar possível compreender o comportamento e as reações que apresentamos (em grande maioria das vezes inesperadas) diante de situações agradáveis ou não, das nossas vidas. Talvez este seja um dos ramos mais complexos e discutidos no meio de tantos outros. Também vinculado aos sentimentos, a fim de estudar a identidade sexual e o que leva o indivíduo a fazer sua escolha sexual, existe a Sociologia das Relações de Gênero.
Também existem algumas áreas da Sociologia que tratam de assuntos ainda mais específicos, em geral, direcionados para autônomos, como a Sociologia Política, a Sociologia Jurídica e aSociologia Médica. Elas auxiliam na prática da profissão eficiente e competente, levando o profissional a sua realização pessoal, sem deixar que o mesmo apresente réstias de insatisfação.
Também não se pode esquecer da Sociologia da Linguagem, que discute as diferentes formas de se comunicar, suas tradições e história. Assim como a Sociologia da Arte, com a tarefa de descobrircomo ocorre a inspiração para que um artista realize uma obra, por exemplo. Estuda sua época e padrões, bem como a Sociologia do Esporte e a Sociologia da Religião, que entendem primeiramente seu contexto e a razão pela qual escolhemos praticar determinadas coisas e acreditar em outras.
Por fim, para compreender melhor as diferenças de vida da população residente nas cidades, com a que vive afastada de centros urbanos, surgem a Sociologia Rural e a Sociologia Urbana, que analisa ocomportamento adotado por pessoas de realidades completamente diferentes, apontando um distanciamento gritante no pensamento de uma e na de outra. Dentro disso, a Sociologia da Violência eCriminalidade vem contribuir com a análise da sociedade e das atitudes de quem a representa. Por fim, fazendo relação com os assuntos, os comportamentos racionais e os interesses pessoais, são discutidos pela Sociologia Econômica e a Sociologia Funcionalista, nascida da necessidade de discussão da economia clássica e neoclássica, na visão utilitária dos objetos em questão.

VC SABE O QUE É DEMOCRACIA?

Democracia

Conceito de democracia, origem da palavra, democracia grega, democracia brasileira, participativa, política, importância do voto, eleições diretas, cidadania, obrigatoriedade do voto no sistema democrático


  
A palavra democracia tem sua origem na Grécia Antiga (demo=povo e kracia=governo). Este sistema de governo foi desenvolvido em Atenas (uma das principais cidades da Grécia Antiga). Embora tenha sido o berço da democracia, nem todos podiam participar nesta cidade. Mulheres, estrangeiros, escravos e crianças não participavam das decisões políticas da cidade. Portanto, esta forma antiga de democracia era bem limitada.

Atualmente a democracia é exercida, na maioria dos países, de forma mais participativa. É uma forma de governo do povo e para o povo.  

Formas 

Existem várias formas de democracia na atualidade, porém as mais comuns são: direta e indireta. 

Na democracia direta, o povo, através de plebiscito, referendo ou outras formas de consultas populares, pode decidir diretamente sobre assuntos políticos ou administrativos de sua cidade, estado ou país. Não existem intermediários (deputados, senadores, vereadores). Esta forma não é muito comum na atualidade.
Na democracia indireta, o povo também participa, porém através do voto, elegendo seus representantes (deputados, senadores, vereadores) que tomam decisões em novo daqueles que os elegeram. Esta forma também é conhecida como democracia representativa. 

Democracia no Brasil 

Nosso país segue o sistema de democracia representativa. Existe a obrigatoriedade do voto, diferente do que ocorre em países como os Estados Unidos, onde o voto é facultativo (vota quem quer). Porém, no Brasil o voto é obrigatório para os cidadãos que estão na faixa etária entre 18 e 65 anos. Com 16 ou 17 anos, o jovem já pode votar, porém nesta faixa etária o voto é facultativo, assim como para os idosos que possuem mais de 65 anos.

No Brasil elegemos nossos representantes e governantes. É o povo quem escolhe os integrantes do poder legislativo (aqueles que fazem as leis e votam nelas – deputados, senadores e vereadores) e do executivo (administram e governam – prefeitos, governadores e presidente da república).