segunda-feira, 29 de abril de 2013

HISTÓRICO DA SOCIOLOGIA

A preocupação com os problemas da sociedade existe bem antes da revolução Industrial, ou seja, na antiguidade oriental ou na Clássica (greco-romana) já podemos perceber tal engajamento. Platão em A República, Aristóteles em A política já apontavam problemas envolvendo a vida política dos gregos. Na Idade Média vários pensadores árabes discutiam a religiosidade da época. Na modernidade os pensadores renascentistas identificavam problemas sociais e políticos, durante a crise do sistema feudal e na formação dos Estados Modernos. Porém, essas propostas de análise dos problemas da sociedade não apresentavam uma organização objetiva, eram preocupações não sistematizadas, sem métodos específicos e sem um objeto de estudo claro.
Neste sentido, é somente no século XVIII que a preocupação com os problemas da sociedade passa a existir com Ciência, passa a ser sistematizado. A Sociologia surge então com um arcabouço teórico, com um método específico e com um objeto de estudos definido. Podemos, pois definir a Sociologia como uma ciência que estuda os fenômenos sociais, procurando refletir sobre eles e tentando explicá-los através de certos conceitos, técnicas e métodos. Seu campo de estudo é toda a organização da sociedade (a estática) e tudo o que acontece com seus membros (a dinâmica). Como então, o relacionamento entre os homens se estrutura – tomando formas definidas – e como ele se processa – seu funcionamento – isto é o que interessa para a Sociologia.

Um comentário:

Unknown disse...

Uma análise científica bem elaborada, sucinta e completa da sociologia como um todo. O criador desse blog Ronaldo Aquino, mostrou e despertou o desejo sobre a temática.